E-Título – Registro de eleitor

A tecnologia como se sabe trouxe entre outras coisas praticidade e na hora de votar, você conhecerá essa facilidade se tiver o e-título.

Um novo formato para o documento do eleitor no formato virtual.

CRLV Digital – Como Funciona?

O que é o e-título?

O e-título é seu registro de eleitor virtual.

Publicidade

Sim, aquele mesmo documento utilizado ao votar, mas em uma versão a qual você abre diretamente de um dispositivo móvel com sistema Android ou iOS, ou seja, smartphone ou tablet.

Você consegue leva-lo no dia da votação, sem mais nenhum comprovante, se tornando mais fácil e pratica a votação.

O e-título dispensa a necessidade de comparecer ao local de votar levando RG (se a foto tiver cadastrada) e o título original.

Publicidade

Além da votação, ele permite o cidadão solicitar certidão de quitação eleitoral e crimes eleitorais também.

Outras informações tais quais a zona eleitoral e seção, endereço do local de votação, dados sobre quitação eleitoral, entre outros estão no aplicativo e-título.

No dia da eleição se o votante preferir levar o título impresso também é possível, afinal a emissão do e-título não cancela o original.

Quem pode usar o E-Título?

e-título

Pode ser usado pelas pessoas em idade permitida de voto e que já tenham feito título de eleitor junto a biometria.

Caso nunca tenha sido cadastrada ou o estado ainda não oferece ou não obriga a votação com a digital no registro eleitoral, o modo de votar permanece o mesmo pelo método tradicional.

Quem fez a Biometria, mas acabou deixando de tirar a foto, consegue realizar o recadastramento a fim de incluir a fotografia, no entanto isso sequer é obrigatório e é possível abrir o e-título pelo celular normalmente.

A única diferença será que deixará de ter uma foto no aplicativo, por isso o votante tem que levar um documento com foto.

Mas é dispensável a necessidade de procurar o documento impresso para conseguir votar.

Como Fazer o seu E-Título?

Para ter direito ao seu e-título siga os seguintes passos:

  1. Cadastre a biometria no título de eleitor em posto de atendimento do sistema eleitoral ou autorizado;
  2. Faça o download do e-título, de acordo com sistema operacional de seu celular ou tablet (iOS ou Android).

Biometria

Como dito, o e-título depende da biometria, o qual é o processo de cadastrar as impressões digitais em sistema eletrônico.

Atualmente, ela serve de validação da identidade de uma pessoa pela digital através dos meios virtuais, mais através de papeis como no método antigo.

Os primeiros cadastros dela foram sem a inclusão de fotografias, por este motivo um recadastramento facultativo está sendo feito.

No primeiro voto é interessante levar o documento impresso e com foto, pois pode ocorrer alguma falha, mas as demais votações não serão necessárias.

O e-título também traz informações sobre cadastramento biométrico incluindo o status do título, como por exemplo, informa se foi cancelado através de dados em tempo real.

Documento Nacional de Identificação – Saiba mais AQUI!