DNI Digital – Conheça as vantagens desse documento!

O governo apresentou recentemente a nova identificação digital, o DNI. Uma documentação transportada através de aplicativo no celular, .

Por enquanto, a ferramenta é opcional e não substitui os documentos verdadeiros, mas complementa as documentações de identificação atuais.

O que contêm o documento DNI Digital?

A exibição do DNI Digital é única e eficiente, como é feito com a carteira de identidade.

Publicidade

A credencial virtual do DNI Digital nos dispositivos móveis inteligentes, será considerada a todos os fins. Sendo assim, terá valor de identificação total em todos os eventos públicos e privados.

É responsabilidade do Supremo Tribunal Eleitoral emitir e regular o referido uso.

No entanto, não podemos votar utilizando o DNI no seu celular, pois não foi previsto na legislação eleitoral.

Publicidade

Todos os cidadãos, nacionais e estrangeiros com solicitação de cidadania em vigor, podem portar o DNI Digital no seu celular.

Quando estará disponível?

O projeto piloto já está em andamento, acessando o site do aplicativo é possível baixar está versão, porém, esta deve apresentar mais irregularidades por estar em teste.

No entanto, como previsto em março de 2020 o aplicativo oficial poderá ser baixado. Mais informações sobre o modelo teste, são encontradas visitando o site do DNI.

DNI Digital

Tem custo?

Ainda não se sabe se sempre quando uma nova cópia do cartão de identificação digital for emitida, haverá um pagamento, mas o download virtual é gratuito.

Os requisitos são os mesmos do processo de identificação de documentos normais. No entanto, é preciso ter Internet e o aplicativo baixado no seu celular.

E a documentação antiga?

O DNI no seu telefone celular, é a versão virtual da documentação. Pode ser usado em qualquer procedimento, no qual exija verificação de identidade.

O processamento deste aplicativo é opcional. Portanto, os documentos tradicionais ainda se mantêm intactos.

Quais as Vantagens de Fazer o DNI Digital?

É o documento do futuro, cada vez mais instituições públicas e privadas utilizam plataformas virtuais. O DNI Digital será necessário para identificar e executar procedimentos em total segurança.

O DNI possui um chip criptográfico onde são armazenados dados, permitindo provar a identidade de uma pessoa no mundo digital. Qualquer pessoa pode solicitar, desde que tenha a documentação necessária.

O DNI Digital possui mecanismos de segurança físico e lógico. Quando o DNI é coletado, a identidade do cidadão será verificada biometricamente. Certificados digitais e uma senha pessoal, também, serão ativados por uso virtual.

Pareça inseguro ter um documento com tanta informação, mas é diferente dos documentos que, provavelmente, serão substituídos futuramente.